TAA afetos c/ 4 patas
Terapia Assistida por Animais (TAA) na APPACDM do Fundão
A Terapia Assistida por Animais é uma intervenção dirigida por objetivos, na qual um animal que obedece a critérios específicos é parte integrante do processo de tratamento.
É projetada para promover o bem-estar físico, social, emocional e/ou o funcionamento cognitivo de indivíduos ou grupos, sendo uma intervenção devidamente planeada e avaliada.
Promove a melhoria de estados físicos e psíquicos em diferentes áreas: emocional, social, cognitiva, comportamental e psicomotricidade.
A TAA na APPACDM do Fundão teve início a 26 de janeiro de 2012 com a colaboração dos Cães da Serra da Quinta do Espinhal, situada em Rebelhos, concelho do Sabugal e que se dedica à criação e seleção de Cães Serra da Estrela.
Inicialmente a TAA beneficiou um grupo de 6 participantes com o objetivo de desenvolver atividades de caráter lúdico, das quais poderiam advir resultados terapêuticos, recreativos e motivacionais. As “sessões” eram de conteúdo espontâneo e sem duração definida.
Cedo se percebeu as múltiplas vantagens decorrentes do relacionamento com estes animais, transversais à vida social, afetiva e intelectual dos clientes. Foi notório o desenvolvimento da capacidade de se relacionar com outros (animais) e de lidar com aspetos não-verbais, aprendendo a observar e interpretar a linguagem dos gestos, posturas e movimentos, essenciais no relacionamento jovem-animal.
Atualmente a TAA funciona uma vez por semana nas instalações da instituição sendo uma das sessões desenvolvida na Quinta do Espinhal, no habitat do animal o que promove novos estímulos e consequentemente exige novas respostas, por parte dos envolvidos nesta relação.
Para que a generalização a médio prazo dos comportamentos gerados nas sessões se possa dar na vida quotidiana, foram definidos objetivos específicos para cada participante nesta intervenção, tais como, desenvolver a capacidade de regular as emoções, aumentar interações verbais do cliente e do grupo e fomentar as interações sociais, estimular a participação e as interações dos participantes melhorar as habilidades motoras finas e o equilíbrio, estimular as funções cognitivas (memoria, atenção concentração, linguagem, pensamento), aumentar a autoestima, reduzir a ansiedade, minimizar a solidão, melhorar a interiorização de conceitos (número, tamanho e cor), contribuir positivamente para trabalhar a memória a longo e curto prazo.
Para além de todos os benefícios apontados, os clientes da APPACDM do Fundão têm obtido outros ganhos, que passam pela possibilidade de desenvolver o sentido de responsabilidade em relação ao bem-estar de um ser vivo; fazer a aprendizagem do ciclo da vida (nascimento, procriação e morte); desenvolver atitudes humanitárias e de respeito pelo animal reconhecendo a sua dignidade como ser vivo. Os nossos clientes têm o privilégio de viver uma relação onde não se sentem “julgados” pelo outro!